eventos

Conheça as atividades desenvolvidas pelo grupo em 2018:


Recepção dos calouros – 1osemestre

No dia 16 de março,o NEMAC-NEPRON participou da recepção aos calouros da UFLA, divulgando panfletos com informações sobre as plantas medicinais, aromáticas e condimentares, destacando sua importância na saúde humana. A ação atingiu aproximadamente 100 novos estudantes.


UFLA de portas abertas

Em maio de 2018, o NEMAC/NEPRON recebeu a comunidade de Lavras e alunos de diversas escolas de todo o Estado no evento “UFLA de Portas Abertas”.No evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o universo das plantas medicinais, aromáticas e condimentares, além da preparação correta de chás e a propagação das plantas. Mais de 50 pessoas participaram desta ação.


Uso das redes sociais para popularização do uso das plantas medicinais

Desde maio de 2018,o NEMAC-NEPRON utiliza a plataforma do Instagrampara divulgação de benefícios das plantas medicinais e tirar dúvidas de pessoas de todo o país sobre o cultivo, manejo e o processamento de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Hoje contamos com mais de 2600 seguidores ativos e uma média de 40 mil visualizações mensais. (https://www.instagram.com/plantasmedicinais.ufla/)


Oficina de cultivo e processamento de plantas medicinais na casa de recuperação de dependentes químicos: “Eterna misericórdia”

Integrantes do grupo NEMAC-NEPRON desenvolveram oficinas de cultivo e de processamento das plantas medicinais. O cultivo e manejo de plantas da horta medicinal da “Eterna misericórdia” traz benefícios à saúde mental dos pacientes, como uma forma de terapia de contato com a natureza, além do benefício do uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares na alimentação dos dependentes químicos em recuperação. Esta ação capacitou 31 pessoas.


Implantação da horta e plantio de mudas de espécies medicinais ao Centro de Atenção Psicossocial, álcool e outras drogas (CAPS de Lavras)

No dia 19/10/18, o NEMAC-NEPRON forneceu mudas de espécies medicinais mais utilizadas nos tratamentos de ansiedade e enfermidades mais comuns. Integrantes do núcleo fizeram o plantio da horta das plantas medicinais, ensinando aos responsáveis as técnicas de manejo necessárias para manter as plantas sempre vigorosas. Cerca de 30 pessoas foram beneficiadas com esta ação.

 

Implantação de um Horto Medicinal no colégio Fadminas/Itirapuan

Em setembro de 2018,integrantes do núcleo NEMAC-NEPRON realizaram a primeira fase do projeto de implantação de um horto medicinal no colégio Fadminas, visando o plantio de mudas citadas desde os tempos bíblicos. As atividades consistiram de fazer a marcação do local, análise e interpretação de análise do solo. Foi dado inicio à produção de mudas das plantas medicinais, com fase de plantio definida para o inicio de 2019. Aproximadamente 50 pessoas serão beneficiadas com essa ação.

 

Recepção dos calouros – 2osemestre

No dia 20/08/18, o NEMAC-NEPRONparticipou da recepção aos calouros da UFLA, divulgando informações sobre as plantas medicinais, aromáticas e condimentares, destacando sua importância na saúde humana. A ação atingiu aproximadamente 100 novos estudantes de agronomia


Distribuição de mudas de melissa no canteiro central da UFLA.

A atividade teve por objetivo incentivar o uso das plantas medicinais para o tratamento da ansiedade, tão comum entre os alunos da nossa Universidade em época de provas. Foi explicado como deve ser feito o cultivo, o manejo e a preparação correta do chá de melissa. Aproximadamente 200 pessoas foram beneficiadas com esta ação.


Distribuição de chá de melissa e capim-limão no canteiro central da UFLA, com o objetivo de ajudar os estudantes a reduzir a ansiedade

A atividade visou incentivar o uso das plantas medicinais para o tratamento da ansiedade, tão comum entre os alunos da nossa Universidade em época de prova. Foram distribuídos panfletos sobre o benefício das plantas medicinais e instruções para a preparação correta do chá de melissa e capim-limão.Aproximadamente 200 pessoas foram beneficiadas com esta ação.


Palestra sobre plantas medicinais para os alunos da Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto

No dia 29/08/18, O NEMAC-NEPRON levou informações sobre plantas medicinais a estudantes do ensino médio com a palestra “USO DE PLANTAS MEDICINAIS: “CRENDICE” OU CIÊNCIA?” Os estudantes aprenderam sobre o uso das plantas condimentares, óleos essenciais, plantas medicinais e a ciência por trás dos chás e extratos. Esta ação atingiu 40 pessoas.


Palestra: “Cultura de Tecidos no estudo das plantas medicinais”

No dia 17/10/18, na palestra “Cultura de Tecidos no estudo das plantas medicinais”,ministrada pela Eng. Agrônoma Adriane Duarte Coelho, os estudantes da UFLA de diversos cursos de graduação e pós-graduação tiveram a oportunidade de conhecer o cultivo in vitrodas plantas medicinais e os métodos de estudo das suas propriedades antioxidantes e sobre a influência do ambiente no metabolismo secundário das plantas. 20 pessoas participaram.

 

UFLA faz Extensão 

No dia 28/11/18, o NEMAC-NEPRON ofereceu cursos: 

  • Preparo e uso de chás medicinais (2h): Com o objetivo de incentivar do uso das plantas medicinais, informando as técnicas para preparo correto e educar sobre os perigos causados pelo seu uso excessivo e doses incorretas. 21 pessoas foram beneficiadas com esta ação.

 

  • Plantas Medicinais: aromas e sabores (2h): Com o objetivo de ensinar o processamento das plantas medicinais na preparação de sais aromáticos. 32 pessoasforam beneficiadas com esta ação.

 

 

XI Ciclo de Palestras em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares e II Encontro de Ciência e Tecnologia de Plantas Medicinais (2018)

O evento ocorreu nos dias 20 a 22 denovembro de 2018e contou com minicursos, mesa redonda e palestras ministradas por farmacêuticos, médicos, engenheiros agrônomos, médicos veterinários e profissionais do mercado de fitoterápicos. Nesta edição, contamos com 80 inscritos,sendo estudantes, profissionais e membros da comunidade de Lavras, recebendo inscrições de todo o Brasil. Houve apresentação de trabalhos relacionados às plantas medicinais e os participantes publicaram até 2 resumos simples nos Anais do Congresso (Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1l0TcOdambI7PBgWsu7GNynf-_ontaj1l/view).


As palestras apresentadas:

  • Plantas Medicinais como Recurso Agroecológico e Sanitário de Camponeses de Lavras – Prelecionista: Pedro Henrique Barbosa de Abreu (Farmacêutico – Unicamp)
  • Perspectiva do Uso de Fitoterápicos na Saúde Animal: um enfoque, one health (saúde única) – Prelecionista: Yuly Andrea Caicedo Blanco (Médica Veterinária Zootecnista – Universidade Cooperativa da Colômbia)
  • Importância do Registro Profissional para Atuação no Mercado de Trabalho – Prelecionista: Conselheiro Carlos Federico Loiola (CRBio-04)
  • Cosmética Natural: autocuidado através de óleos, manteigas e extratos vegetais – Prelecionista: Karina Schulz Borges
  • Fitoterapia Transcultural – Prelecionista: Luiz Sergio Passos Alves (Médico Pediatra e Homeopata, Unifesp)
  • Plantas Aromáticas e Especiarias: Medicinalidade e Sabor – Prelecionista: Paulo Chanel D. Freitas (Farmacêutico Bioquímico, Professor de Farmacognosia da USP)
  • Produção de Fitoterápicos e o Panorama do Mercado Nacional pelo Laboratório Herbarium – Prelecionista: Gislaine Beni Gutierrez (Farmacêutica industrial – UFPR; gerente técnica do Laboratório Herbarium)

Minicurso ministrados:

  • Cultivo e Manejo de Plantas Medicinais –Prelecionista: Maysa Mathias Alves Pereira ( Engenheira Agrônoma– Unifenas)
  • Minicurso: Homeopatia na Saúde Humana e Animal – Prelecionista: Vanessa Emídio Gravina (Prelecionista de oficinas, formada em curso de homeopatia na UFV)

Mesa redonda:

  • Legislação e Fitoterápicos: Direitos, Deveres e a Realidade – Prelecionistas: Nayara Cunha Junqueira de Morais (Farmacêutica coordenadora da Farmácia Viva de São Lourenço – MG); Maysa Mathias Alves Pereira (Engenheira Agrônoma– Unifenas);